Laminação, verniz localizado, corte especial. Não faço a menor ideia ...

O Acabamento na peça gráfica pode ser o detalhe que faz a diferença. Conheça alguns tipos de acabamento:



Refile


É o acabamento mais simples para materiais impressos. São os cortes finais nas bordas e marcas de corte do impresso, já que a impressão é feita em um papel maior que o tamanho final do trabalho. Os cortes da Guilhotina, contudo, só podem ser cortes "retos". Quando a peça necessita um corte diferenciado, circular, curvo ou de qualquer outra forma, utiliza-se uma faca de corte especial, como a seguir.


Corte Especial e Vinco.


Algumas peças gráficas precisam ser cortadas diferentemente da maneira que a Guilhotina pode cortar. Nestes casos são confeccionadas facas especiais com esta finalidade.

A figura anterior mostra a faca de uma pasta com bolso. As lâminas no meio da faca são lâminas de vinco (marcam o papel), para que se possa dobrar a peça naquele local.


Meio-corte


O acabamento meio-corte é utilizado em adesivos. O adesivo em si recebe o corte, mas o papel do fundo, onde ele está colado, não. Veja na imagem abaixo um exemplo de adesivo com a aplicação do meio-corte.



Verniz UV Total


Propicia alto brilho, ao mesmo tempo em que protege o impresso de arranhões causados por atrito e outros. É indicado para serviços que tenham a duração de circulação de curto e médio prazo. Aplicações: SOMENTE em papéis com "COATING" tipo couchê liso, fosco, adesivo, cartão, supremo, duplex e triplex.


Verniz UV Localizado


Destaca objetos ou áreas no impresso, causando um efeito clássico. É indicado para serviços com imagens, logos e outros que tenham a necessidade de destaque. Geralmente primeiro se faz a laminação fosca do material e depois se aplica o verniz. Aplicações: SOMENTE em papéis com "COATING" tipo couchê liso, fosco, adesivo, cartão, supremo, duplex e triplex.


Offset UV


Ao invés da tinta, usa-se o verniz fosco ou brilho, imprimindo no material um chapado total. Serve principalmente para proteger o trabalho.


Verniz UV Localizado HIGH GLOSS


Com super brilho reflete a sensação de relevo nos impressos. É indicado para utilização com reservas de alta qualidade. Geralmente primeiro se faz a laminação fosca do material e depois se aplica o verniz. Aplicações: SOMENTE em papéis com "COATING" tipo couchê liso, fosco, adesivo, cartão, supremo, duplex e triplex.


Plastificação em Polietileno - Brilho e Fosco


Aplicação de filme plástico em impressos promocionais, editoriais e de embalagens, tais como capas de livros e revistas, catálogos, pastas e embalagens. Confere proteção e um melhor acabamento ao impresso.


Laminação Alto Brilho


Dá alto brilho a peça gráfica, deixando mais resistente e protegendo-a de arranhões, estouros e quebra de fibras do papel. Indicado para serviços de alta manipulação como livros, catálogos, etc. Aplicações: SOMENTE em papéis com "COATING" tipo couchê liso, fosco, adesivo, cartão, supremo, duplex, etc.


Laminação Fosca


Dá opacidade a peça gráfica. Deixa a mesma "aveludada". Indicado para serviços de alta manipulação como livros, catálogos, etc. Aplicações: SOMENTE em papéis com "COATING" tipo couchê liso, fosco, adesivo, cartão, supremo, duplex, etc.


Hot Stamping


Utilizado quando se quer "estampar" a peça gráfica. Pode ser visto em cores metalizadas. Aplicações: Papéis diversos.


Relevo Seco


Pode ser ALTO ou BAIXO. Tem efeito inconfundível e, como o próprio nome diz, tem textura de relevo. O papel é "gravado" com a utilização de um clichê (espécie de carimbo) sem a utilização de tinta. Aplicações: Papéis diversos.