4/0   4/1   4/4:  O que é isto?  Quais as diferenças?

A questão da quantidade de cores em trabalhos gráficos ainda gera muitas dúvidas para os clientes e leigos do assunto. Os termos 4/0, 4/1, 4/4 são muito utilizados no meio gráfico, mas quem deveria realmente saber os significados destes termos, os clientes, não sabem. A seguir estão alguns esclarecimentos sobre a questão das cores e do processo de impressão offset.
Muitos dos materiais impressos nas gráficas são feitos pelo precesso de POLICROMIA até chegarem ao resultado final. O processo de policromia é obtido através da combinação das cores primárias: ciano, magenta, amarelo e preto, abreviado como CMYK (abreviatura em inglês para CIAN, MAGENTA, YELLOW e BLACK). A combinação destas 4 cores primárias pode gerar uma quantidade imensa de cores. Quando vemos ilustrações e fotos de alta qualidade percebemos os mais diversos tons de cores, mas, na verdade, as ilustrações foram impressas com apenas as quatro cores separadas, o CMYK, como vemos abaixo:

 

 

Programas de computador específicos fazem a separação das cores da ilustração nas quatro cores básicas (CMYK).

Linhas & Letras
Ciano
Linhas & Letras
Preto
Linhas & Letras
Magenta
Linhas & Letras
Amarelo

 

 

No processo de impressão chamado POLICROMIA, as 4 cores são impressas umas sobre as outras, como a seguir:

Linhas & Letras
Ciano
Linhas & Letras
Magenta sobre o Ciano
Linhas & Letras
Amarelo sobre Ciano e Magenta
Linhas & Letras
Preto sobre as outras 3 cores
Ciano Magenta sobre o Ciano. Amarelo sobre Ciano e Magenta. E finalmente o preto
sobre as outras 3 cores.

 


Por isso quando se diz que o trabalho é 4/0, significa que são 4 cores (ciano, magenta, amarelo e preto) na frente e 0 cores  no verso do papel. Já 4/1 são 4 cores na frente e 1 cor (geralmente em preto) no verso. E finalmente no 4/4 o trabalho tem 4 cores na frente e 4 cores no verso.

É claro que nem todos os trabalhos são feitos através do processo de policromia. Muitos impressos são feitos, por exemplo, como apenas uma cor de tinta, duas cores, três cores, e as mesmas não são sobrepostas umas sobre as outras. As cores estão separadas. Diferentemente do processo CMYK (policromia), onde os pontos das cores são sobrepostos à pontos das outras tintas . Como na figura abaixo, onde o trabalho foi impresso com apenas uma cor de tinta. Observe que ainda sim foi possível obter diferentes tonalidades do azul. Isto se dá através da utilização de diferentes RETÍCULAS, que será explicado adiante:


1 Cor de impressão: 1/0 2 Cores de impressão: 2/0 3 Cores de impressão: 3/0

 



No caso das impressões com cores não sobrepostas, existe a possibilidade de explorar diferentes tonalidades de uma cor através das RETÍCULAS. Este processo explora uma ilusão de ótica, pois, se os pontos com tamanhos diferentes forem impressos com espaçamento regular numa trama suficientemente fina, os olhos os vêem como uma outra tonalidade da cor e não os pequenos pontos da cor original. Veja abaixo:

 



Pantone? O que é isto?

Enquanto o processo CMYK é o método padrão para impressão da maioria dos materiais das gráficas, o sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores. O sistema Pantone também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas e fluorescentes. A maior parte das cores do sistema Pantone está além da gama de cores reproduzíveis pelo CMYK. No caso das cores Pantone, elas são impressas separadas, e não sobrepostas.

 

 

Ainda tem dúvidas, envie um e-mail para a Linhas & Letras e nos pergunte. Teremos o maior prazer em esclarecê-las.